Espasticidade

A espasticidade é a rigidez muscular decorrente de uma lesão do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal) que afeta a força, equilíbrio e postura, dificultando o ganho motor, além de causar dor e deformidades. A condição neurológica mais comum que leva à espasticidade é a Paralisia Cerebral.

ESPASTICIDADE NÃO É FORÇA, E SIM MÚSCULO FRACO!  

A espasticidade está presente em até 90% das crianças com paralisia cerebral, 70% dos pacientes com lesão medular e em 40% de pacientes pós- AVC.

ESPASTICIDADE TEM TRATAMENTO!

O TRATAMENTO DA ESPASTICIDADE PODE SER REALIZADO COM:

  1. Medicamentos orais;
  2. Medicamentos injetáveis no músculo;
  3. Medicamentos de uso intratecal (bomba de baclofeno);
  4. Rizotomia Dorsal Seletiva.

SOMOS ESPECIALISTAS NA GESTÃO TERAPÊUTICA DO PACIENTE COM ESPASTICIDADE AO LONGO DE TODO O CICLO DE VIDA!

MEDICAMENTOS INJETÁVEIS NO MÚSCULO

Os medicamentos injetáveis no músculo são usados para o tratamento da espasticidade, levando a um relaxamento da musculatura, facilitando assim maior ganho na reabilitação.

Os efeitos clínicos resultantes da aplicação destes medicamentos injetáveis, geralmente começam a ser evidenciados no período de um a três dias após a aplicação, sendo que os maiores efeitos são observados na segunda e quarta semanas após o procedimento.

A aplicação dos medicamentos injetáveis no músculo podem ser feitos no consultório ou sob sedação em ambiente hospitalar. A duração dos efeitos é transitória e precisa ser reaplicado a cada 4 a 6 meses.

Precisa saber da indicação do uso de medicamentos injetáveis no músculo para seu filho?!

Fale conosco!

Dr. Francisco Alencar é injetor de medicamentos injetáveis no músculo há 22 anos, instrutor de médicos do uso de medicamentos injetáveis no músculo para espasticidade.